Steam, China e Outros Discretos Sugadores de Grana.

E mais uma vez retorno após um longo período ausente. Sequer tentarei justificar este tempo sem atualizar, até porque eu bem sei que ninguém importa-se com isso, então cortarei esta parte e irei diretamente ao assunto.

Quem já me conhece deve saber da minha paixão absurda por jogos e gadgets. Por muito tempo, no entanto, um impecilho financeiro me privou de saciar meus desejos relacionados a estas duas paixões.

Agora, não me entendam mal. Posso dizer que, em termos financeiros, a vida nunca foi tão rígida comigo. Não é que eu não tivesse dinheiro algum, apenas não sobrava o suficiente e, como eu nunca fui uma pessoa muito paciente, eu preferia usar o pouco que me restava para sair com meus amigos do que guardar para fazer compras maiores no futuro.

Tudo isso mudou desde que arrumei um novo emprego. E se por um lado isso é algo bom, afinal agora posso comprar novos jogos/gadgets E sair com meus amigos, tudo no mesmo mês, por outro lado tornei-me suscetível à gastos maiores e ao perigo de acabar falido.

Não importa o quanto eu quisesse um objeto antes, como eu não tinha dinheiro para gastar eu simplesmente suprimia aquele desejo consumista e seguia minha vida. Tão pouco eu me iludia com a possibilidade de fazer mais de uma compra fora do orçamento por mês. Uma vez que se tem algum dinheiro para se gastar esta realidade muda.

Não digo que eu simplesmente enlouqueci e decidi fazer várias compras grandes, meu nível de retardo mental ainda não alcançou tal patamar. Por outro lado, eu começo a notar que, caso eu não passe a me policiar melhor, eu posso acabar estourando meu salário devido à gastos que inicialmente parecem ínfimos.

À cerca de 1 ano, talvez um pouco mais, eu conheci duas lojas online que um dia ainda serão o meu fim. Falo das minhas amadas Steam Store e DealExtreme. Estas duas lidam precisamente com minhas paixões anteriormente citadas, jogos e gadgets respectivamente. É claro, elas não são as únicas lojas especializadas nestes produtos, no entanto elas se diferenciam por conta de seus preços. Enquanto a DealExtreme traz produtos chineses de qualidade duvidosa, porém com preços bastante acessíveis (Tablets por menos de 200 contos, por exemplo), a Steam faz promoções diárias, colocando muitas vezes títulos fortes por até um quarto do preço. E é neste ponto que mora o perigo.

Meus Gadgets novos. Um tablet e um MP3. Preço: menos de 200 reais, ambos.

Quando você se vê pagando mais de 200 reais em jogo você sente o baque monetário em sua carteira imediatamente, e rapidamente se abstém de fazer novas compras, pois você sabe que já gastou muito dinheiro. Por outro lado, quando você compra um jogo por 10 reais e um MP3 por 30, a impressão que se tem é que o gasto foi mínimo, então por que não continuar comprando? E no fim do mês, quando a conta do cartão chega…

Não tenho duvidas de que, se não fossem as várias promoções na Steam, eu não teria gasto metade do que gastei nesse ano com jogos. Neste exato momento em que escrevo este texto estou me controlando para não sucumbir a uma destas promoções, e provavelmente falharei.

Metade destes jogos sequer foi testada ainda.

O negocio é aprender a se controlar, se necessário fingir para si mesmo que não tem dinheiro às vezes, mesmo tendo. Não apenas para compras, mas também para outros tipos de gastos. Se não há necessidade de lanchar naquela padaria ou naquele restaurante todo dia por que não reduzir para dois ou três lanches por semana no máximo?

Quem sabe isso não faça bem não apenas para você financeiramente, mas também fisicamente?

2 ideias sobre “Steam, China e Outros Discretos Sugadores de Grana.

Deixe um comentário

