O ser humano e sua necessidade de criar necessidades

Em algum ponto de nossas medíocres existências todos nós já pensamos em economizar “dinheiros” afim de obter algo de valor monetário superior à nossa condição financeira habitual.

Aqueles que tiveram coragem para passar por esse ritual, sabem o quão sacrificante isto pode ser. A fome que se passa ao se abdicar de uma refeição; a solidão que se sente ao não poder ir ao cinema com os amigos; a estupidez que é deixar de comprar um remédio que você precisa, tudo isso por um objetivo maior.

Mas todo este esforço vale à pena, não vale?

Bem, mais ao menos.

Antes de começar, apenas permitam-me dizer que, caso você realmente tenha deixado de comprar um remédio para economizar dinheiro, você é (literalmente) um doente.

Agora, um dos milhares de problemas do ser humano é sua falta de contentamento com o que se tem, ou sua necessidade de ter novas necessidades. Dificilmente o fim de uma jornada é o fim de fato. Trata-se apenas do começo de uma nova jornada.

Exemplo: Durante muitos anos eu não sentia necessidade alguma, e até debochava abertamente, dos produtos da Apple. iPods, iPhones, iPads, eu não conseguia ver o que havia demais neles e achava ridícula a idéia de pagar mais de 100 reais em um “mp3zinho qualquer”. Tudo isso mudou numa tarde, quando fui apresentado a um joguinho exclusivo de iOS que me faria querer comprar um iPod mais do que um PlayStation 3.

20111017-141010.jpg
Sim, eu torrei meses de Dilmas economizadas em um
iPod por causa de um jogo de 8MB

E se inicialmente minha motivação para comprar meu iPod foi retardada, hoje, tendo um mês de proprietário, eu já tornei-me totalmente dependente do pequeno aparelho. Eu escuto musica, acesso minha conta do Facebook, uso meu twitter, jogo jogos incríveis e até este blog que você está lendo agora é totalmente atualizado através do meu gadget de estimação e, francamente, só não me alimento por ele porque não existe app pra isso…

… ao menos eu acho que não existe…

Enfim, eu estou muito feliz com o fruto da minha economia… exceto que, não satisfeito com isso. Tão mal comprei meu iPod já estou planejando a compra de um iPhone. Simples assim, já tenho outra necessidade e provavelmente quando tiver o iPhone eu já terei uma terceira, é assim que as coisas funcionam mesmo.

20111018-000841.jpg
Sempre pensando em algo melhor

Mas esse comportamento também não é de todo ruim. Parando para pensar, não nos conformarmos com o que temos e estarmos sempre em busca de coisas melhores é o que nos faz evoluir a cada dia. Olhando por esse lado talvez essa também seja nossa melhor característica.

Deixe um comentário

