Importância de Campanhas nas Redes Sociais.

Recentemente iniciou-se no Facebook uma campanha contra a violência infantil. A ideia é que todos mudem suas fotos de perfil para personagens que tenham marcado suas infâncias até o dia 12 de outubro…

Ok, então não é necessário muita reflexão para se chegar a conclusão de que isso muito provavelmente não vai ajudar em NADA com relação aos crimes praticados contra os pequenos infantes. Não sei bem qual era o plano aqui. Talvez fosse que, ao ver nas fotos de perfil de seus amigos vários personagens de sua infância o criminoso se sensibilizasse e largasse sua vida de crimes… enfim, não vou julgar aqui a efetividade de tal ideia, ou o fato de centenas de campanhas parecidas surgirem em redes sociais todos os dias, todas com resultados semelhantes.

”Ah, mas eu não lembro de ter ouvido sobre alguma que tenha dado certo.”

”Exato.”

Enfim, o ponto é: Eu aderi à campanha em questão. Por que se eu mesmo acabei de dizer que ela não deve cumprir seu objetivo? Bom, por três motivos simples:

1- Ela é harmless enough. Diferente daquelas correntes chatas que as pessoas te passam e pedem pra você passar para mais tantas pessoas, aqui é uma ação que parte de cada individuo. Ninguém está mandando você fazer isso e repassar para que todos o façam, não. Simplesmente estão te falando ”Olha, fiz isso por essa razão. Legal, né?”. Além do que, todos em algum ponto já usamos a imagem de um personagem como nosso avatar na internet.

2- Olhe para sua lista de amigos de qualquer rede social. Quantas destas centenas de pessoas você realmente conhece? Não estou dizendo que ”agora sim você vai conhecer todas estas pessoas”, mas é uma maneira de conhecer um pouquinho mais cada uma delas. Não só as que você não conhece, mas mesmo as mais próximas. Não é legal saber o que aquele seu amigo esquisitinho que adora filmes e séries extremamente violentas assistia quando era criança?

3- A sensação de nostalgia. Rever e relembrar todos estes personagens, alguns que até podiam estar perdidos num canto escuro de nossas memórias, nos faz lembrar de tempos mais simples. Tempos em que podíamos ver nossos amigos quase todos os dias pois eles não estavam ocupados com trabalho e que não precisávamos de um cartão de crédito para pagar a fatura de um outro. Quando você chega à certa idade e se percebe que faz mais de dez anos que você não tem dez anos, às vezes é bom relembrar dos tempos de criança.

Então eu não digo que toda campanha de rede social é inútil. Algumas poucas tem alguma importância, mesmo que ela esteja escondida nas entrelinhas.


		
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s